quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

"ENVELHECER E AMADURECER" (página 1)

  No primeiro dia na Universidade, nosso professor se apresentou e nos pediu que procurássemos conhecer alguém que não conhecíamos ainda.Fiquei de pé e olhei ao meu redor, quando uma mão me tocou suavemente no ombro.
  Era uma velhinha enrugada, cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser:
  - Oi, gato. Meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos. Posso te dar um abraço?
  Ri e lhe respondi com entusiasmo:
  - Claro que pode!
  Ela me deu um abraço muito forte.
 - Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem, tão inocente?, perguntei-lhe.
  Rindo, respondeu!
 - Estou aqui para encontrar um marido rico, casar-me, ter uns dois filhos, e logo me aposentar e viajar.
  - Eu falo sério - disse a ela.
  Queria saber o que a tinha motivado a enfrentar esse desafio na sua idade.
  E ela me respondeu:
  Sempre sonhei em ter uma educação universitária e agora vou ter!
  Depois da aula, caminhamos ao edifício da associação de estudantes e compartilhamos uma batida de chocolate. Nos tornamos amigos. Todos os dias, durante os três meses seguintes, saíamos juntos da classe e falávamos sem parar. Fascinava-me escutar a esta "maquina do tempo". Ela compartilhava sua sabedoria e experiência comigo.
  Durante este ano, Rose se fez muito popular na Universidade. Fazia amizades aonde ia. Gostava de vestir-se bem e se deleitava com a atenção que recebia dos outros estudantes. Desfrutava muito.
 Ao terminar o semestre, convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Não esquecerei nunca o que ela nos ensinou nessa oportunidade. Logo que a apresentaram, subiu ao pódio. Quando começou a pronunciar o discurso que tinha preparado de antemão, caíram no chão os cartões aonde tinha os apontamentos.
 Frustrada e um pouco envergonhada, inclinou-se sobre o microfone e disse simplesmente:
 - Desculpem que eu esteja tão nervosa. Deixei de tomar cerveja pela quaresma e este Whisky me está matando! Não vou poder voltar a colocar meu discurso em ordem, assim, se me permitem, simplesmente vou dizer-lhes o que sei.
  Enquanto nós ríamos, ela aclarou a garganta e começou:
 - Não deixemos de brincar só porque estamos velhos; ficamos velhos porque deixamos de brincar. Há só quatro segredos para manter-se jovem, ser feliz e triunfar:" ...  ...
        OBSERVAÇÃO:
         Continuaremos a história na página seguinte. 
       Imagem do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário