segunda-feira, 11 de setembro de 2017

BRASIL! BRASIL! BRASIL!

Resultado de imagem para Brasil, Brasil, Brasil com gifs
...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ... 

" ...  pois é. Isto é Pátria. 
Essa coisa de nos entendermos.
De nos sentirmos irmãos,
mesmo que às vezes
se tenha raiva desse irmão. 
Então pensando, pensando,
pode-se dizer assim:
Pátria é Amor.
Porque é a Língua, 
mas não temos só a Língua.
É a História, mas 
será apenas a História?"
...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ...

O pequeno texto de um outro grande texto desconhecido, que não foi elucidado o autor, me trouxe inspiração para criar um. Que vem dizer assim:

 Nosso "patriotismo" é 
 mais íntimo e profundo.
 Somos irmãos porque
 realmente agimos e nos 
 entendemos como irmãos.
Temos os mesmos objetivos.
Resultado de imagem para Brasil, Brasil, Brasil com gifs Procuramos o melhor possível
 lidar com as diferenças
 que existem, em vários  aspectos ou situações
 dentro e fora de nós.
 Sim, porque muitas vezes,
 não sabemos agir
 com as nossas próprias...
 E chegamos a nos discriminar.
 Nossos conflitos sempre
 que possível, são discutidos
 entre nós mesmos (ou
 nas redes sociais que
 é assunto atual porque
 antes não existia)
 e alguns são resolvidos.
 Dentro de nossa grande Pátria
 (a Pátria maior ),
 conseguimos organizar
 um pequeno  grande 
 espaço patriótico.
 Uma pequena-grande História:
 a História da Educação Infantil.
                    Sônia Lúcia, em 26/11/2003

 Esclarecendo:
 Este texto não corresponde a minha atual realidade por se tratar de parte da minha história que vivenciei quando trabalhava (conforme cito no final do texto) ainda como Assistente Social em meu último grupo de trabalho onde fui feliz, para mim mesmo, e não para a satisfação do povo, ou seja, dentro do que poderia fazer no setor público  para quem eu trabalhava, (que sabemos que era e é até hoje, muito menos do que o povo necessita). Tendo sido escrito quando meu momento histórico era outro e sabe-se lá o que eu vivia, pois o tempo apagou a lembrança daquela época que hoje revivi. E reformulei um pouco 
para a atualidade.  
E o que me trouxe aqui,  foi o mês em que estamos - por nos tornar mais sensíveis à consciência dos deveres cívicos de nossa História, não apenas como brasileiros, mas como cidadãos dentro daquilo que seríamos, ainda que nosso berço patriótico fosse outro país. 

Autoria e postagem de Sônia Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário