quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"O SAPO COM MEDO D'ÁGUA"

  
"O sapo é esperto. Uma vez um homem agarrou um sapo e levou-o para os filhos brincarem. Os meninos judiaram muito tempo e, quando se fartaram, resolveram matar o sapo. Como haviam de fazer? 
  - Vamos jogar o sapo nos espinhos!
  - Espinhos não furam meu couro, dizia o sapo.
  - Vamos queimar o sapo!
  - Eu no fogo estou em casa!
  - Vamos sacudir ele nas pedras!
  -  Pedra não mata sapo!
  - Vamos furar de faca!
  - Faca não atravessa!
  - Vamos botar o  o sapo dentro da lagoa! 
  Aí o sapo ficou triste e começou a pedir, com voz de choro:
  - Me bote no fogo! Me bote no fogo! N'água eu me afogo! N'água eu me afogo!
  - Vamos para a lagoa, gritaram os meninos.
  Foram, pegaram o sapo por uma perna e, t'xim bum, rebolaram lá no meio. O sapo mergulhou, veio em cima d'água gritando, satisfeito:
  - Eu sou bicho d'água! Eu sou bicho d'água!
  Por isso quando vemos alguém aquilo de que mais gosta, dizemos:
  - É sapo com medo d'água."

                              Luís de Câmara Cascudo

Moral: "Nunca confie em sapos."

Imagem: Google

5 comentários: