sábado, 16 de abril de 2016

"O LIVRO DO PRAZER"


  Los libros perdidos de la Biblioteca Británica.

“Certa  Senhora de idade, de fisionomia serena e tranquila, parecia estar muito acima das tristezas e vexames que atormentam a maior parte das mulheres e que deixam fundos vestígios ainda que não tenham sido vítimas de nenhuma infelicidade.
  Uma amiga desgostosa perguntou-lhe um dia qual era o segredo de sua felicidade e a fisionomia dessa senhora brilhou de alegria.
  - Minha querida, - respondeu ela – tenho um Livro de Prazer.
  - Um o que?
  - Um Livro de Prazer. Há muito tempo que sei que não há um dia, por mais sombrio e triste que seja, que não contenha um raio de luz, e resolvi, desde então, registrar todas as pequeninas coisas que têm tanta significação para uma mulher. Tenho um livro anotado dia-a-dia, desde que saí do colégio. São pequenas coisas feitas com amor: um vestido novo, uma conversa com uma amiga, a solicitude de meu marido, uma flor, um livro, um passeio ao campo, uma carta, um concerto; tudo registrado no meu Livro de Prazer, e, quando eu me sinto com disposição para a melancolia, leio algumas páginas para sentir como sou feliz. Pode ver os meus tesouros, se o deseja.
  Vagarosamente, a mulher descontente e melancólica folheou o livro que a sua amiga lhe trouxera, lendo um pouco aqui e ali. Uma das anotações dizia assim: Recebi uma carta agradável de minha mãe. Vi um lindo lírio numa janela. Achei o alfinete que tinha perdido. Encontrei uma garota linda e contente na rua. Meu marido trouxe-me algumas rosas esta tarde.
  Fragmentos de versos e de leituras diárias estavam também anotados no Livro do Prazer desta mulher sensata. Estas palavras eram um repositório de verdade e de beleza.
    - E a senhora tem encontrado um prazer para cada dia? – perguntou a Mulher Desgostosa.
    Para cada dia, - respondeu ela com uma voz suave – transformei a minha teoria em realidade.
    A Mulher Desgostosa não devia ter continuado a ler; mas tal não fez; e encontrou uma página onde estava escrito: “Ele morreu com a sua mão entre as minhas e o meu nome nos lábios.”

"Não poderíamos nós seguir o conselho desta senhora, escrevendo também o nosso Livro do Prazer?
Abençoados sejam os criadores de alegria. Abençoados são aqueles que sabem amar e são amados."

* Retirado da Revista "A Cura pelo Amor" (Ano I - Nº1) - Ed. Minuano

* Ilustrações: do Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário