quarta-feira, 20 de abril de 2016

FERNANDINHA EM DIA DE PROVA

                
  Era segunda feira, dia de prova na Escola de Fernandinha, 10 anos.     Acordou mal-humorada, soltando fogo por suas ventas, tão pequeninas ainda.
  Teimava em desobedecer as ordens da mãe, até então, sempre tão bem acatadas; começando por não levantar-se da cama. Sua mãe, pacientemente esperava  que logo passasse e despertou-a melhor com uma chuveirada mal mente morna, dizendo:
  - Vamos filha! Amanhã vai me agradecer pelo que faço agora, quando der valor a minha exigência de hoje! Agora vamos tomar um café reforçado com leite de cabra tirado agorinha mesmo, quentinho e fresquinho. Até a cabrinha acordou cedo para ajudar você na sua primeira alimentação do dia. Temos também: seu bolo preferido, de cenoura que fiz, torrada com geleia , pão com manteiga e suco de frutas.
  Porém, a obediência de Fernandinha  estava além das carinhosas ordens da mãe que com mais rigor, fechou o cenho e deu-lhe a rigorosa ordem:
  - Não tem mais ajuda hoje! Vá para o seu quarto se arrumar já, já! Se não der tempo, adeus  café reforçado!  Aguardo-lhe para o almoço, se melhorar seu astral! E vamos depressa senão o cinto vai cantar no seu couro pela primeira vez! E lá se foi, fingindo-se muito aborrecida, para sua cozinha, providenciar o almoço do dia.
  Passado alguns minutos, aí vem a menina, prontinha, mas ainda com restos de descontentamento, afoita para o café! Sem dar uma palavra, assentou-se ao lado da mãe, serviu-se do que quis, sem demorar quase nada. Pediu-lhe sua bênção e saiu em direção ao carro que a levaria à escola da cidade mais próxima, não muito longe dali.
  - Ei menina! Não podemos nos atrasar, logo hoje! Bradou alegre a condutora do veículo com um forte e amistoso “Bom dia!” por todos  correspondido e,  acompanhados de um sorriso saíram tranquilamente.
  Às 11:30, Fernandinha chega da escola com um lindo sorriso no rostinho delicado e uma flor para a mãe que não a esperava tão cedo. E muito contente pela excelente prova que fizera, saudou sua mãe com um abraço e um beijo, dizendo-lhe assim:
  - Mãe, saiba que você é a melhor mãe do mundo e eu quero pedir desculpas pelo meu comportamento de hoje de manhã. Sei que nada justifica, mas é que eu estava insegura pela prova que iria fazer, já que o sono me venceu e eu não estudei todos os assuntos que a professora assinalou. Mas, veja só, como são as coisas: D. Anita teve um problema de saúde em casa e não teve tempo para terminar a elaboração da prova de História que passaria hoje e para não prejudicar o calendário escolar, passou a redação que seria em outro dia com o seguinte tema: “OS DESVELOS DE UMA VERDADEIRA MÃE E OS DEVERES DO(A) FILHO(A)”, considerando  que o DIA DAS MÃES  está bem próximo. E olhe só! Ela antes de passar a prova conversou sobre o tema, deu dicas com sabedoria, paciência e o amor que dedica ao seu trabalho e aos seus alunos. Isto foi uma verdadeira lição para mim, levando-me a fazer uma linda redação de trinta e cinco linhas, que a professora logo corrigiu, e me elogiando muito, deu-me a nota máxima!
   Entendi o plano de Deus como se fosse para mim. Em seguida veio  um grande arrependimento e desci com força a caneta no papel, entregando minha redação por primeiro de todos da sala, muito antes do término estabelecido por nossa mestra. Nesse momento prometi a mim mesmo que vou me esforçar para não comportar-me nunca mais assim.
  Grande emoção tomou conta daquela mãe e discretas lágrima desceram-lhe dos olhos.

    Em: 20/04/2016                                           Autora: Sônia Lúcia

                                    Todos os Direitos reservados.

                            Lei de Nº
Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário