domingo, 1 de novembro de 2015

O PEIXINHO E O PESCADOR

 
 "Todo peixinho haverá de crescer
Se Deus nisto o ajudar,
Mas soltá-lo, esperando isto acontecer, 
Acho loucura, não vai dar!

Caiu na rede de um homem
Um peixe bem pequeno, numa pescaria,
Ele colocou o animal na algibeira,
Contente por ter começado bem o dia.

O peixinho, porém, com jeito amigo,
Perguntou-lhe, já em  desalento
"O que fará você comigo?
Sou muito pequeno, não alimento!

Você precisará de cem outros como eu
Para conseguir fazer uma refeição.
Espere que eu cresça, devolva-me à agua.
Você e seus amigos, outro dia, me pescarão.

Grande, haverei de fazer fartura, 
Ser uma festa para os olhos e a mesa.
Eu vou ficar uma gostosura.
Seja paciente, espere só mais um pouquinho."

O pescador, sem dó, enfiou-o na algibeira;
Nem ligou para todo o palavreado:
"Vou comer você hoje mesmo,
Frito ou cozido, assado ou ensopado!"

Esta história é muito velha,
Todo o mundo dela já ouviu falar::
Mais vale um peixe na panela
do que dois bem longe, a nadar.

              Fábula de La Fontaine 

* Moral: Uma pequena coisa nas mãos vale mais a uma possível chance de um dia conseguir algo maior.
 




* Comentário pessoal: Vejo na fábula o falta de compaixão do pescador, onde o nefasto sentimento do egoísmo exerce domínio sobre o amor ao outro. Assim como o vício da gula, muito presente no homem e somente ele é portador...  (Sônia Lúcia)

 

Imagem do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário