sábado, 14 de novembro de 2015

"MAGALI NO FORNO"


 Livro "Caderno de Receitas da Magali" ganhou o Gourmand Awards ...

Magali dormia no sofá da sala de sua casa:     Z...  
- Acorda filhinha! Vai deitar na sua caminha, vai? Já está muito tarde! - Chamou sua mãe.
E lá se foi Magali, caminhando, mas ainda dormindo.
Ao se dar conta de que Magali se dirigia ao lado contrário de seu quarto, a mãe retornou:
 - Magali, o seu quarto fica para o outro lado! Magali!
Pondo-se a procurá-la, encontrou-a dentro do forno; e a sono solto: Z...
Há, há, há, há, há... Riu a mãe em voz alta, não se contendo.
- Ô mãe! Pára de rir! Eu quero dormir! - Falou Magali, acordando.
- Pois é filhinha! só que você não pode dormir no forno do fogão!
- Er... acho que eu estava dormindo! - Disse após despertar completamente.
- No dia seguinte... ao acordar em sua cama, levantou-se e escutou vozes. Era sua mãe conversando:
- Dormindo no fogão?!
- Pois é! Ela nem se deu conta... já estava muito bem ajeitada no forno!
- E cadê ela?
- Daqui a pouco, ela acorda pra brincar com você!
Ainda aturdida com o que ouvira, aproximou-se  às escondidas para ver com quem a mãe conversava.
E com espanto, pensou: Oh, não! A mamãe tinha que contar logo pro Dudu! Todo mundo na rua vai ficar sabendo, por causa daquele linguarudo! Todos vão me chamar de maluca!
- Espera um pouco, Dudu! Eu vou chamar a Magali! - Continuou sua mãe.
Ouvindo isso, ela voltou ligeiro para sua cama.
E sua mãe, chegando, disse-lhe:
- Magali, o Dudu veio brincar com você!
- Ai, mãe! Eu tô dodói!
- Dodói?! O que você está sentindo?
- Er... bem... acho que é dor de cabeça!
- Isso não deve ser grave! Talvez seja porque você dormiu no forno! Hi, hi,hi! Eu peço pro Dudu voltar outra hora!
Satisfeita, Magali novamente pensou: 
- Bem... acho que consegui escapar da gozação!
Mas para sua surpresa:
- Oi, Magali! - disse Dudu.
- É o Dudu! Vou fingir que não ouvi! - Pensou .
- Ei, Magali! Tô falando com você! Acorda, Magali! Você dorme como uma pedra! Ei, Magali! você não está num fogão! Ih, acho que você dormiu demais no forno! Como sua orelha, tá vermelha!
Em seguida, Qinzinho aproximou-se da janela do quarto de Magali, onde Dudu falava alto, e disse assim (sua voz já sendo reconhecida por Magali): 
- Oi Dudu! o que você está fazendo?
- Tentando acordar a maluca da Magali!
- A Magali não é maluca coisa nenhuma! pode até ser comilona! Mas maluca, não é!
- É isso aí, Quinzinho! - pensou Magali, ainda fingindo dormir. 
- Então você não sabia que ela gosta de dormir no forno do fogão? - disse Dudu...
- Oh, não! - pensou Magali, muito zangada...
- Eu não acredito nisso! - falou Quinzinho.
- Então, por que você acha que ela  está fingindo que está dormindo? - referiu Dudu.
- Ela não está fingindo! A coitadinha deve estar cansada! - expressou Quinzinho.
- Ah, é? Então dá um teco desse sorvete pra mim? - disse Dudu, querendo enfatizar que Magali fingia dormir.
- Sorvete? Cadê o sorvete? Cadê? - clamou alto, levantando bruscamente  da cama.
- Viu? - falou Dudu. Sentindo-se vitorioso por ter acertado...
- Magali, é verdade o que o Dudu falou?
- Glup! Er... bem... é... mas... - Titubeou Magali, constrangida.
- Oh, não! você é maluca? - falou Quinzinho. Já convencendo-se, mas ao mesmo tempo duvidoso do que ouvira.
- É! - Afirmou Dudu.
- Não! Não foi isso que eu quis dizer! Eu fui deitar no forno do fogão, é verdade! Mas eu estava dormindo - expressando-se muito aborrecida.
- Isso não é normal! - Falou nova,mente Dudu.
- É normal, sim! Uma vez, eu estava dormindo no tapete da sala e o papai me chamou... - disse Qinzinho, tomando a defesa de Magali.
- Dormir no tapete é normal! - retrucou Dudu... 
- ... Daí eu levantei e fui deitar na geladeira
- Hi, você também é maluco!
- Que nada! O papai falou que, quando a gente acorda, às vezes, perde a noção de direção! - continuou Quinzinho.
- Eu não acho. Vocês são malucos, isso, sim! - Falou Dudu, saindo inconformado.
- Não liga pra ele! O Dudu ainda é muito criança! - disse Magali.
- Hum... que tal a gente ir tomar um sorvete? - Convidou Quinzinho.
- Oba! - Falou lambendo os lábios.
- Tsc! Tsc! Dois loucos! Eu nunca faria uma coisa dessas! - resmungou Dudu, saindo para sua casa. Onde encontrou a mãe que o esperava ansiosa:
- Ah, finalmente você chegou! O almoço está pronto!
- É? - perguntou.
- Fiz uma sopa de legumes ótima! Muito forte e nutritiva!
Porém, demonstrando cansaço, ele tombou ao chão. 
A mãe atônita, tentou reanimá-lo:
-Dudu?! Filhinho! acorda, filhinho!
E para surpresa, Dudu levantou-se sem despertar, como sonâmbulo e foi deitar-se embaixo  de sua cama, dessa feita com os olhos abertos; enquanto a mãe o procurava chamando por ele em voz alta: Dudu!!!

Comentário e esclarecimentos:

  Essa é uma história do célebre e autêntico escritor Maurício de Souza, retirada do gibi "MAGALI", de nº 75, que tenho há muito em coleção...Ela é do tempo em que nossa moeda era Cr$ (ou seja, Cruzeiro).
  Peço licença ao autor por minha ousadia, em reescrevê-la nesse blog, e nessa minha postagem, de 08 (oito) páginas em quadrinhos de "Magali no Forno" em uma história dissertativa, com diálogos; procurando ser o máximo fiel aos textos contidos nos "balões" originais.
  Dessa forma também procuro iniciar na prática, a oficina "Leitura e Elaboração de Textos" com apenas18 horas de duração, que participei recentemente na "Casa da Linguagem" - Belém.  
  Nessa história, arrisco, dar-lhe uma "Moral" para a atitude do personagem Dudu que seria: "Não se deve atirar pedras para o alto, sem o risco de receber de volta, uma delas na cabeça." 
  E para iniciar este trabalho, utilizei uma foto retirada do GOOGLE do próprio escritor, a título de identificação, assim como para ilustrar a história. 
  Meus agradecimentos a todos pelas oportunidades que me têm sido concedidas, propiciando-me momentos de grande satisfação e crescimento neste dom com que fui presenteada por Deus para esta vida.
  Muito obrigada!
                                                           Sônia Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário