Segundo uma antiga lenda, o santo português -que teria nascido em 1195 e morrido em 13 de junho de 1231- ajuda as mulheres e homens que estão "condenados" a ficar solteiros a realizar os tão sonhados casamentos.
A tradição de rezar para Antônio é passada de pai para filho ou de mãe para filha. Em cidades como Salvador, o hábito de reverenciar o santo casamenteiro que carrega nos braços o Menino Jesus ainda está presente em alguns lares. Mas no interior dos Estados do Nordeste, ainda a maioria dos católicos preserva esse costume.
SÃO JOÃO
Reverenciado pelos nordestinos é São João, cuja data, 24 de junho, "é feriado regional". Além das celebrações católicas, a data é comemorada a partir da noite do dia 23 com muitas festas animadas, com fogueira, fogos de artifício e forró e regadas a bebidas e comidas típicas, como bolos, doces, licores, milho (cozido e assado na fogueira), canjica e quentão.
SÃO PEDRO
Homenageado no dia 29, o principal apóstolo de Jesus Cristo é fiel depositário de todas as esperanças de chuva dos nordestinosSegundo a tradição, é obrigação dos viúvos e das viúvas acender uma fogueira na porta de casa durante a noite do dia 29. O dia de São Pedro também representa o fim do principal período festivo dos municípios do interior do Nordeste.
SÃO MARÇAL
No folclore brasileiro é celebrado com fogueiras de paneiros no dia de sua festa litúrgica (30 de junho) que encerra os festejos juninos.
Em São Luís, em 2007, foi erguido um monumento em sua homenagem, dada a popularidade de seus festejos, realizados na cidade desde 1928 e que anualmente reúnem milhares de pessoas no bairro do João Paulo..
No folclore brasileiro é celebrado com fogueiras de paneiros no dia de sua festa litúrgica (30 de junho) que encerra os festejos juninos.
Em São Luís, em 2007, foi erguido um monumento em sua homenagem, dada a popularidade de seus festejos, realizados na cidade desde 1928 e que anualmente reúnem milhares de pessoas no bairro do João Paulo. (GABRIEL CARVALHO)
OBS.:
"Página resumida" do site: "UM POUCO DA HISTÓRIA DOS SANTOS JUNINOS E DAS TRADIÇÕES DAS FESTAS" - por Sônia Lúcia
Imagens do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário