segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GIRO PELOS PRIMÓRDIOS DO CÍRIO (Parte ll)


 Em continuidade à história da Procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré  que já soma mais de dois séculos, volto à pesquisa, referida anteriormente, acrescentando que a mesma "tem rastros inimagináveis de graças que fez alcançar, de graças que mediou. E outras tantas que aguardam serem alcançadas. Questão de TEMPO e FÉ. A história está em processo. Tem início e meio. Fim? Ninguém sabe." E assim continuo o meu giro, passando agora para os meados do século posterior ao achado da imagem no ano de...

1854 -" PRIMEIRAS MUDANÇAS: ROMARIA DEIXA DE SER À TARDE-NOITE"
 A primeira diz respeito ao tempo. Deixa de ser vespertino-noturno para manhã. A escuridão, o perigo das matas e as fortes chuvas do período, levaram os organizadores a trocar o horário para manhã.


1855 -" OUTRA MUDANÇA: FIM DO PRIVILÉGIO"

 A imagem deixa de ser conduzida pelas mãos  do presidente da Província. Ganha um andor. Acabou o privilégio político.

1882 - "TERCEIRA MUDANÇA: DE IGREJA PARA IGREJA"
 De 1793 até 1981 a procissão saía da capela do Palácio do Governo para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, só criada canonicamente  em 1861, no bairro de Nazaré. A partir de 1882, da Catedral de Belém para a Igreja de Nazaré, pontos mantidos até a presente data.

1885 - "NOVIDADE: INTRODUÇÃO DA FAMOSA CORDA"
 Ainda que de forma involuntária, na procissão deste ano é introduzida a polêmica corda do Círio devido a berlinda ter atolado no Ver-O-Peso, provocado pelo alagamento produzido pelo transbordamento da maré. Quando um comerciante empresta uma corda para tirá-la dali através de um carro puxado por bois. O que fez com que permanecesse  o fato de sua existência todos os anos. Após 30 anos, oficial e definitivamente a corda foi substituída pelos animais. Mas foi suprida, juntamente com a berlinda, de 1926 a 1931, por ordem de dom Irineu Jofily, chefe da igreja de Belém, alegando questões disciplinares para essa decisão, restaurada pelo general Magalhães Barata.

1901 - "ENFIM, UMA DATA FIXA"
  Até o início do século XIX, o Círio variava de data. Foi então que o bispo dom Francisco do Rêgo Maia fixou a Procissão para o segundo domingo de outubro. 


     OBSERVAÇÕES:
 *Fonte de Pesquisa: Jornal O Liberal- Belém, 10 e 11 de outubro de 2015. Algumas adaptações feitas por SÔNIA LÚCIA.
  * Imagens do Google.
  *Outras mudanças por Círio (anuais) vêm acontecendo desde a data acima e que darei continuidade na 3ª parte desse "GIRO..."
Até a próxima, então!    


Nenhum comentário:

Postar um comentário