Vamos conhecer a história de Florisbela uma mimosa borboleta colorida que mais parecia ter sido desenhada no centro de uma rosácea luminosa, com 4 vitrais pontiagudos e cintilantes ao seu redor (que nem aquelas existentes nas antigas catedrais).
Florisbela junto com a irmã Floripe e algumas companheiras pertenciam a uma espécie rara, que formando um pequeno grupo, aprenderam a bailar, tão logo começaram a bater suas asinhas para os primeiros voos.
Foram criadas no viveiro do jardim de uma mansão, cujo proprietário trouxe algumas espécies da Grécia.
Porém o Sr. Stephano, precisou viajar a negócios para Atenas, sua cidade natal, vindo a falecer sem que desse tempo de retornar ao Brasil.
Em contato com a família, os vizinhos prometeram zelar pelo imóvel, cuidando de sua flora, dos animais que possuía, inclusive do borboletário, cuidado pelo dono com tanto esmero e amor, até que os filhos resolvessem o que iriam fazer.
Combinaram, então contratar um caseiro e um jardineiro depois de certo tempo, pois os animais, principalmente, sentiam a falta do zeloso Stephano, já que este possuía uma maneira toda especial de tratá-los.
O tempo passou e nada. O casal vizinho responsável, cada vez mais preocupado, se apegara ao local e sobretudo pelo grupinho de borboletas que vinha crescendo e perecendo ao mesmo tempo (as mais velhas). Mas a afortunada borboleta, a cada dia se tornava mais bela, mais exuberante!
O povo do lugar resolveu realizar uma feira de exposições que fora criada para festejar a Primavera.
O sr. responsável pela mansão entrou em contato com os herdeiros e receberam autorização para que participasse. Preparativos pra lá e pra cá... E o dinheiro chegava em Euro para as despesas. Tudo assinado em recibos com notas fiscais.
Chegado o dia da estreia, tudo estava literalmente, brilhando! Nossa personagem, mais radiante do que nunca, parecia ter uma aureola ao redor de seu corpinho, tal era sua formosura. E rodeada de sua prole, mais parecia uma rainha.
O momento de sua apresentação foi divino. Brilhantismo total! Treinadas com esmero, bailaram ao som de uma melodia clássica, chegou até a emocionar os seus cuidadores e participantes.
E os noticiários se espalharam, chegando em Atenas até por redes sociais. As "meninas" ficaram famosas e Florisbela virou celebridade! Logo os novos donos quiseram vendê-las e exportá-las!
Começaram então as negociações, mas também as lamentações e os protestos populares.
O pai, em sonho, propôs aos filhos transformar a mansão em atração turística, tornando-a um grande investimento para todos. O que foi discutido entre os irmãos e a decisão veio logo depois: mudar a vida de 4 dos 12 filhos do saudoso Stephano que resolveram com suas respectivas famílias, morar nesta cidadezinha do interior do Brasil. Não somente para investir, mas também, por amor aqueles seres da Natureza que o pai tanto se dedicou, deixando-lhes aquela valiosa herança: Florisbela, cuja beleza teimava em resistir ao tempo, tornando-a um ser que com, sua longevidade (nunca antes visto), vencia os rigores do tempo.
Aut.: Sônia Lúcia
A autora todos os direitos reservados.
Imagem do Google apenas com fins ilustrativos